Skip to main content

Cartão Material Escolar – Bolsa Família – Como funciona?

O cartão material escolar é um auxílio financeiro do governo destinado para a educação dos menores de idade menos favorecidos. Atualmente somente o governo do Maranhão e Distrito Federal estão disponibilizando esse auxilio material.


No Maranhão o programa é chamado de Bolsa Escola (mais Bolsa Família) e no Distrito Federal como Cartão Material Escolar (CME).

Toda família residente no Maranhão e no Distrito Federal que tiver uma uma criança que se enquadre na faixa etária (de 4 a 17 anos), e que estiver cadastrada e recebendo o Bolsa Família, está apta a receber o benefício.

No artigo de hoje nós vamos explicar como esse cartão funciona, como você pode fazer para se cadastrar e quanto é o valor recebido nessa ajuda de custo. Ficou interessado para saber mais? Continue lendo!

Como funciona esse cartão?Cartão Material Escolar do Bolsa Família

Esse cartão é uma alternativa que o governo criou em função das antigas licitações que eram realizadas. As licitações demoravam algum tempo para ser compensadas, e em muitos dos casos as pessoas não recebiam ou receberam o benefício muito tardio.

No cartão, todo início de ano há valor que é disponibilizado neste cartão. Este valor só pode ser utilizado para a compra de material escolar em estabelecimentos que aceitem essa modalidade de pagamento.

É preciso ficar atento a lista de estabelecimentos que aceitam esse cartão, principalmente porque são poucas lojas que aceitam e porque a lista do governo tende a mudar anualmente.

Por essa razão, é preciso ficar de olho nos sites ou em outro material informativo que é disponibilizado pela sua região.

Lista das lojas que aceitam o cartão material escolar 2017

Mas você pode consultar a lista dos estabelecimentos comerciais habilitados para receberem Cartão Material Escolar em 2017:

Maranhão:

Cartão Material Escolar do Bolsa Família

Distrito Federal:

Por fim, é importante mencionar que o benefício só está disponível no início do ano letivo. Em média, já é possível utilizar os valores até o final do primeiro mês do ano início das aulas.

Como posso pedir o cartão material escolar?

Como mencionamos acima, somente as pessoas residentes no Maranhão e Distrito Federal que já estão cadastradas no Bolsa Família possuem direito a essa ajuda de custo. Se você não está no Bolsa Família e se a sua família não se enquadra na situação financeira que o programa social estipula, você não tem acesso a esse benefício.

Cartão Material Escolar do Bolsa Família

Lembrando que para poder receber o Bolsa Família a família precisa receber um valor muito baixo como renda mensal. Esse valor atualmente gira em torno de 170 reais – o que é extremamente baixo.

Atualmente, o Bolsa Família paga cerca de 80 reais para auxiliar nos gastos de uma família. Para se cadastrar no programa é necessário pedir informações na sua prefeitura.

De maneira geral é preciso que o responsável familiar faça o seu cadastro no sistema CadÚnico. Após o cadastro é preciso esperar a seleção para ver se você está apto ou não para receber o benefício social.

Como saber se você tem direito ao BOLSA ESCOLA (Bolsa Família)?

Caso queira ter certeza se você tem direito ao cartão material Bolsa Escola do Bolsa Família, basta seguir os passos abaixo:

Maranhão:

Primeiro: Acesse o site www.bolsaescola.sedes.ma.gov.br;

Segundo: Digite o CPF e a data de nascimento do titular do cartão bolsa família, como mostra a imagem abaixo:Cartão Material Escolar do Bolsa Família

Terceiro: Se você tiver com o cadastro ok é só seguir e verificar as informações que deseja obter, caso contrário aparecerá um aviso de erro “Nada encontrado”.

Distrito Federal:

Você deverá acessar a página dos telefone úteis: http://www.se.df.gov.br/

Se você já é um beneficiário, pode consultar o saldo através da Ouvidoria, no:

  • Telefone: 0800-098-16-56
  • Caixa Eletrônico do Banco do Brasil.

Lembrando que a Ouvidoria está disponível de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 20h, sábados e domingos, das 8h às 14h.

Quanto o cartão Material Escolar do Bolsa Família paga?

Atualmente o benefício está “congelado” por dois anos. Não houveram reajustes em todo esse período, mesmo após o aumento da inflação.

Uma vez que isso foi mencionado, o valor desse auxílio está em torno de 50 reais. Há uma variação dependendo do estado, mas na maioria dos casos, o valor não foge muito dessa média.Cartão Material Escolar do Bolsa Família

Como é esperado, esse valor só permite que sejam comprados alguns dos materiais mais básicos, como:

  • Canetas;
  • Borrachas;
  • Cadernos;
  • Lápis;
  • Colas;
  • Apontadores entre outros.

Não há condições de efetuar a compra de livros, mochilas e outros itens, o que dificulta um pouco mais o caminho do aprendizado de uma criança com reais necessidades.

Em todo o caso, a ajuda é muito bem vinda para a parcela da população que não consegue fazer a aquisição de qualquer material por conta própria – o que é alarmante, principalmente se levarmos em consideração que o Brasil já esteve como sexta economia do mundo.

Esse foi o nosso artigo sobre o Cartão Material Escolar do Bolsa Família (CME) ! Esperamos que você tenha entendido como tudo funciona, e também esperamos que você tenha descoberto quais são as pessoas que possuem direito a esse benefício. No caso de alguma dúvida, utilize os comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.